Publicado: 25/01/2017 | 490 visualizações

Sindipetro e TRT5 tratam da campanha "janeiro branco"

Na terça-feira, 24/01, o diretor de SMS do Sindipetro Bahia, Jorge Motta, junto com a técnica de segurança do trabalho Luciana Alves, participaram de uma reunião com o desembargador do TRT5 Luis Roberto Mattos para tratar sobre as ações desenvolvidas pelo tribunal referente ao “Janeiro Branco”, campanha de combate às doenças ocupacionais e invisíveis.

A campanha “Janeiro Branco” foi criada com o intuito de dar mais atenção à saúde mental, com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida!”. Na reunião foi destacado principalmente o combate às doenças ocupacionais e invisíveis, como: depressão, síndrome do pânico, estresse e ansiedade, buscando formas de ampliar o diálogo em defesa da saúde e segurança da categoria petroleira na Bahia.

O diretor Jorge Motta apresentou ao desembargador algumas demandas da categoria mostrando o índice de acidentes e doenças ocupacionais e também a campanha gerada a partir disso que será lançada através do sindicato em fevereiro, “Ambiente seguro, trabalhador saudável”. Para a técnica de segurança do trabalho do sindicato, Luciana Alves, a articulação interinstitucional é estratégica para o enfrentamento do adoecimento com consequências nos ambientes de trabalho insalubres.

Para o desembargador Luiz Roberto Mattos, ainda há uma resistência em criar campanhas de conscientização, mas aspira que os empregadores compreendam que a saúde dos trabalhadores precisa ser discutida. “Prevenir é melhor que indenizar”, segundo o desembargador este é um dos desafios que o TRT5 da Bahia enfrenta.

A categoria petroleira está convidada para participar do seminário sobre transtornos decorrentes do próprio trabalho, que acontecerá no dia 31/01 às 9h,  no auditório do TRT5, e contará com a presença de psicólogos e psiquiatras.